Laboratório VPN Site-To-Site com OpenVPN e PFSense

Em várias disciplinas em que lecionei, tanto no curso de Tecnólogo em Redes de computadores quanto nos cursos de Tecnólogo em Segurança da Informação e Bacharel em Sistemas da Informação, sempre observei a vontade que os alunos tem de realizar na prática aquilo que estão vendo na teoria. Com esse foco confeccionei um pequeno tutorial de como configurar um ambiente VPN Site to Site utilizando o OpenVPN e PFSense.

O conceito de VPN surgiu a partir da necessidade de se utilizar redes de comunicação não confiáveis (por exemplo, a Internet) para trafegar informações de forma segura.

Formatando TCC/Monografia de acordo com as normas ABNT utilizando o LibreOffice Writer

1. INTRODUÇÃO

O TCC sempre foi o grande motivo de alunos do ensino superior “tremerem na base”, confeccionar um documento com tamanha importância realmente faz com que muitas pessoas congelem em suas ideias. O ato mais importante e, ao mesmo tempo, mais difícil é a escolha do Tema e sua Justificativa. Quando definido o Tema, logo vem a “tortura”(para alguns) de uma longa pesquisa para embasar o estudo através de referências teóricas sobre o assunto.

Ao colocar suas ideias no papel a grande maioria das pessoas se deparam com o pouco conhecimento de ferramentas para edição de textos, mesmo que você utilize editores como o Word e o Writer cotidianamente poderá perceber que os mesmo possuem alguns “macetes” que podem ajudar em sua produtividade.

Será apresentado algumas configurações disponíveis no LibreOffice Writer que irão facilitar a produção de um TCC/monografia, seguindo as normas ABNT para tais documentos. Afinal de contas, a tecnologia e aplicações estão aí para nos ajudar e não para complicar ainda mais nosso dia a dia.

Configurando rede no VirtualBox

Ao utilizar o VirtualBox, como ferramenta para virtualização de Sistemas Operacionais, muitos alunos esbarram na dificuldade em entender as funcionalidades de configurações de rede. Logicamente recomenda-se que o aluno tenha algum conhecimento prévio, tais como, conceitos referente à endereçamento IP, NAT – Network Address Translation, etc.

O Sistema Operacional da máquina física chamamos de hospedeiro ou anfitrião, já a máquina virtual criada no VirtualBox chamados de sistema convidado ou apenas convidado.

Há vários modos de configuração das interfaces de redes do sistema convidado, sendo eles:

Login

Free Joomla templates by L.THEME