Formatando TCC/Monografia de acordo com as normas ABNT utilizando o LibreOffice Writer

1. INTRODUÇÃO

O TCC sempre foi o grande motivo de alunos do ensino superior “tremerem na base”, confeccionar um documento com tamanha importância realmente faz com que muitas pessoas congelem em suas ideias. O ato mais importante e, ao mesmo tempo, mais difícil é a escolha do Tema e sua Justificativa. Quando definido o Tema, logo vem a “tortura”(para alguns) de uma longa pesquisa para embasar o estudo através de referências teóricas sobre o assunto.

Ao colocar suas ideias no papel a grande maioria das pessoas se deparam com o pouco conhecimento de ferramentas para edição de textos, mesmo que você utilize editores como o Word e o Writer cotidianamente poderá perceber que os mesmo possuem alguns “macetes” que podem ajudar em sua produtividade.

Será apresentado algumas configurações disponíveis no LibreOffice Writer que irão facilitar a produção de um TCC/monografia, seguindo as normas ABNT para tais documentos. Afinal de contas, a tecnologia e aplicações estão aí para nos ajudar e não para complicar ainda mais nosso dia a dia.

 

2. NORMAS

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, reconhecido legalmente pelo governo federal, fundado em 1940. É responsável pela elaboração de normas técnicas brasileiras(ABNT NBR) através de seus comitês. Para trabalhos acadêmicos temos como a principal norma a “ABNT NBR 14724 – Informação e documentação – Trabalhos Acadêmicos – Apresentação”, válida à partir de Abril de 2011.

Caso tenha interesse em saber quais são as Normas ABNT necessárias para a confecção de Trabalhos acadêmicos basta realizar uma pesquisa no sistema disponibilizado pela própria ABNT na seguinte URL: https://www.abntcatalogo.com.br/, ao pesquisar pela norma 6029 verá informações tais como:

 

 

Em geral um documento de TCC/Monografia é organizado através de elementos Pré-textuais, Textuais e Pós-Textuais de acordo com a Norma ABNT NBR14724.

 

Estrutura

Elemento

Obrigatório

Parte Externa

Capa

Lombada

(x) Sim ( ) Não

( ) Sim (x) Não

Parte Interna

Elementos pré-textuais

Folha de rosto

Errata

Folha de aprovação

Dedicatória

Agradecimentos

Epígrafe

Resumo na língua vernácula

Resumo em língua estrangeira

Lista de ilustrações

Lista de tabelas

Lista de abreviaturas e siglas

Lista de símbolos

Sumário

(x) Sim ( ) Não

( ) Sim (x) Não

(x) Sim ( ) Não

( ) Sim (x) Não

( ) Sim (x) Não

( ) Sim (x) Não

(x) Sim ( ) Não

(x) Sim ( ) Não

( ) Sim (x) Não

( ) Sim (x) Não

( ) Sim (x) Não

( ) Sim (x) Não

(x) Sim ( ) Não

Elementos textuais (Os nomes dos elementos fica a critério do autor)

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão

(x) Sim ( ) Não

(x) Sim ( ) Não

(x) Sim ( ) Não

Elementos Pós-Textuais

Referências

Glossário

Apêndice

Anexo

Índice

(x) Sim ( ) Não

( ) Sim (x) Não

( ) Sim (x) Não

( ) Sim (x) Não

( ) Sim (x) Não

 

Obs.: Toda instituição de ensino superior possui um manual de elaboração de TCC e Monografias e devem ser seguidos por seus alunos, já que poderá conter um normativo interno complementar diferenciado por área de pesquisa ou até mesmo por curso.

Iremos trabalhar apenas com os Itens obrigatórios da lista contida na tabela citada.

 

3. COLANDO EM PRÁTICA NO LIBREOFFICE

Muitos vão lembrar daquele cursinho de informática que fez à muito tempo e o professor sempre falava: “Digite tudo, depois formate!”, para alguns até funciona, mas para a grande maioria isso traz uma confusão gigante na hora da formatação. Iremos conhecer os itens básicos das normas ABNT para TCC e Monografias colocando em prática diretamente no editor de textos Writer

 

3.1 Conhecendo o Editor Writer

Antes de colocar em prática as formatações solicitadas por Norma é interessante conhecer o editor de textos utilizado. O LibreOffice Writer será utilizado como editor padrão para os exemplos citados. Ao abrir o LibreOffice Writer a seguinte tela surgirá:

 

 

Item 1: Menu principal de acessos às funcionalidades e ferramentas do editor de textos Writer.

Item 2: Barra de ferramentas do tipo Padrão, contém ícones para salvar documento, imprimir, inserir tabelas e gráficos, entre muitos outros.

Item 3: Barra de ferramentas do tipo Formatação, onde é possível configurar as opções disponíveis para fontes, tais como tamanho, cores, tipos de fontes, alinhamento e espaçamento de caracteres.

Item 4: Área de trabalho onde serão editados os textos.

Item 5: Barra Lateral, onde é possível verificar e configurar as propriedades do documento em um ambiente gráfico de fácil compreensão. Neste item temos as opções de configuração das propriedades do texto, ou seja, basicamente as mesmas opções da Barra de Formatação do tipo Formatação. Também tem as opções de inserção de mídias(imagens, vídeos, sons) contidas na galeria do editor e finalmente as opções de configuração dos estilos de formação.

Item 6: Área de exibição das opções do Item 5.

Item 7: Barra de Status, onde são exibidas as informações referentes ao quantitativo de caracteres, palavras, páginas e principalmente o Estilo de configuração configurado onde se encontra o cursor no texto.

 

4. CONFIGURANDO O DOCUMENTO DE ACORDO COM AS NORMAS ABTN

Imagine digitar um TCC de 150 a 200 páginas e ter que formatar manualmente os parágrafos, os títulos, os quadros, as páginas. Selecionar, definir o tamanho da letra, o tipo da fonte, se uma determinada parte do texto estará em negrito ou itálico. Que trabalheira!!!

Ao estarmos formatando um documento devemos pensar nele como um todo, ao invés de formatarmos pontualmente cada item é recomendado pensarmos em uma formatação consistente do documento através de modelos e estilos.

 

4.1 O poder dos Estilos

Modelos são documentos pré-formatados que servem de base para a criação de outros documentos, Todos os documentos gerados com o Libreoffice é baseado em modelos, caso você não defina um modelo na criação do documento o libreoffice define o modelo padrão que já vem configurado no editor.

Os Estilos são conjuntos de formatações a serem aplicados em páginas, textos, quadros e outros elementos de um documento. Estilos são atributos lógicos que você pode utilizar para aplicar um determinado conjunto de formação a um elemento do documento.

Não é necessário que você, ao selecionar um elemento, tenha que clicar nas diversas opções como Negrito, tamanho da fonte, tipo da fonte, alinhamento. Ao utilizar estilos basta, ao selecionar o elemento, ir em estilo e clicar no estilo que você deseja.

Logicamente os estilos pré-definidos no editor Writer muitas vezes não vão atender às nossas necessidades e deveremos criar os nossos próprios modelos ou editar os estilos existentes.

 

4.1.1 Estilos de Páginas

Para configurar as formatações de página devemos observar o que é solicitado na Norma ABNT NBR14724, sendo as seguintes:

Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas, ou seja, o famoso frente e verso.

As margens para o anverso devem ser:

Esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.

Para o verso devem ser:

Direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

Podemos observar que em muitos manuais de TCC em diversas instituições informam que o padrão são as configurações solicitadas para o anverso em todas as páginas com o intuito de facilitar para o aluno a confecção do documento, isso faz com que a impressão em modelo Frente e Verso do documento fique horrível.

Ao abrir o documento aparecerá uma barra lateral, onde deve ser clicado sobre o ícone “Estilos” onde serão mostradas as seguintes informações:

 

 

Ao clicar sobre o ícone “Estilos de Páginas” verá uma lista de estilos pré-definidos e estes não podem ser excluídos. Lembrando que os elementos pré-textuais recebem as configurações de páginas de anverso, iremos criar um novo estilo chamado “Pretextuais_TCC”. Para isso clique com o botão direito quando o cursos estiver sobre a área onde os estilos de páginas estão listados e selecione a opção novo.

 

 

A seguinte tela será aberta para que possamos fazer as devidas configurações do conjunto de formatações do estilo criado:

 

 

Defina o nome do Estilo e na opção “Próximo estilo” deixe o mesmo nome do estilo que está sendo criado, isso fará com que a página do documento só saia deste estilo quando for configurado manualmente um estilo na próxima página.

Clique no menu superior na opção “Página” para poder configurar as formatações previstas em norma, lembrando que este estilo será aplicado em páginas de elementos pré-textuais que estarão no anverso das páginas, sendo assim: as margens aplicadas serão 3 cm para esquerda e superior e 2 cm para direita e inferior.

 

 

Clique em Aplicar e depois OK. Vá ao documento coloque o cursos como se estivesse editando o texto, volte à barra lateral e clique duas vezes sobre o estilo que criamos para aplicar o estilo à página.

 

 

Os círculos em vermelho são as informações que devemos observar confirmando nossa configuração. Observe na régua superior as margens e limites de textos na direita e na esquerda do documento, na barra de status ao lado da contagem de palavras e caracteres estará o Estilo de página da página atual, ao lado na barra lateral só circulamos para exibir onde devemos clicar duas vezes sobre o estilo criado.

Após colocar o conteúdo Pré-textual – Capa, Folha de Rosto, Folha de Aprovação, Resumo, Abstract – será necessário inserir uma quebra de página para poder inserir os estilos referentes às páginas anverso e verso. Isso é realizado de forma extremamente simples, ao clicar na área de edição de texto da última página com conteúdo pré-textuais clique na aba “Inserir” do menu principal do Writer e escolha a opção “Quebra Manual.

 

 

Será aberta uma tela de configuração onde escolhemos a opção “Quebra de Página”, definimos o estilo para a próxima página sendo o estilo “Página Direita” e clicamos em OK.

 

 

Após isso você poderá visualizar que entre a última página de elementos pré-textuais e a primeira página de elementos textuais terá uma linha pontilhada na cor azul, ao clicar sobre a mesma vera as opções de edição e exclusão da quebra de página.

 

 

O Writer facilita a configuração de páginas anverso e verso, chegando a automatizar sem a necessidade de definirmos os estilos para cada página manualmente.

Como vimos anteriormente, já temos os estilos de “Página Esquerda” e “Página Direita”, iremos utilizar os mesmos para nossa configuração.

Lembrando que após os elementos textuais a primeira página textual será uma anverso, logo compreendemos que anverso será igual a Direita e verso será igual a Esquerda, sendo assim basta clicarmos com o botão direito sobre o estilo “Página Direita”, selecionar a opção “modificar” e configuramos com as especificações presentes em norma para páginas anverso, sendo assim, clicando no menu superior “Página” e defina as margens de 3 cm para esquerda e 2 cm para direita, inferior e superior.

 

 

Muitos irão se perguntar: Mas a norma informa que a margem superior é de 3 cm, por quê iremos colocar apenas de 2 cm?

A resposta é simples, e também baseada na norma que diz: “Quando o trabalho for digitado ou datilografado em anverso e verso, a numeração das páginas deve ser colocada no anverso da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo.” Logo usaremos o espaço de cabeçalho para inserirmos a numeração de páginas. Ainda não iremos aplicar, siga os próximos passos para finalizarmos as devidas configurações.

 

4.1.1.2 Inserindo Numeração de Páginas

Então já pensando na numeração das páginas devemos habilitar o cabeçalho de página no estilo que estamos editando e levar em consideração o espaço que ele vai consumir.

As folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas, mas não numeradas. A numeração deve figurar, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha.

Ainda editando o estilo de página, clique na aba “Cabeçalho” no menu de edição de estilo de páginas, habilite o cabeçalho. Defina 0,50 cm de espaçamento e 0,50 cm de altura e desmarque a opção “Autoajustar altura”. Clique em “Aplicar” e depois em “OK”.

 

 

Para que você possa entender melhor: 2 cm de margem superior + 0,50 cm de espaçamento entre conteúdo e cabeçalho + 0,50 cm de altura do cabeçalho = 3,0 cm indicados pela norma para margem superior.

 

Novamente vá à barra lateral e clique com o botão direito do mouse sobre o estilo “Página Esquerda”. Lembre-se a norma indica as seguintes configurações para o verso, margens direita de 3 cm e esquerda, inferior e superior de 2 cm. Não esqueça de configurar o cabeçalho igualmente foi configurado no estilo de “Página Direita” Sendo assim aplique as configurações, e clique em aplicar e OK.

Uma informação importante é que no Estilo de página “Página Direita” na aba Organizador do menu superior terá como próximo estilo “Página Esquerda”, e no estilo “Página Esquerda” terá como próximo estilo “Página Direita” isso é o que fará com que as configurações de páginas sejam automatizadas ao definir a primeira página textual com o estilo de página “Página Direita”.

 

 

Agora que estamos na primeira página página textual do nosso documento teremos que, primeiramente com o cursor na área de edição do texto, clicar duas vezes seguidas sobre o estilo “Página Direita” para definirmos como o estilo da primeira página textual. A segunda página automaticamente assumirá o estilo “Página Esquerda”.

 

 

Agora para colocarmos a numeração de páginas corretamente basta clicar na área do cabeçalho da primeira página textual e ir ao menu principal do Writer na opção Inserir e escolher o item número de página. A numeração irá aparecer à partir desta página, levando em consideração as páginas anteriores, então basta selecionar a numeração e alinhar à direita para ficar exatamente de acordo com o solicitado pelas normas.

 

 

Faça o mesmo procedimento para inserir a numeração na segunda página textual, como ela está com o estilo de página “Página Esquerda” a numeração ainda não aparecia. Fazendo este procedimento completamos as configurações de páginas necessárias para o nosso documento.

 

4.1.2 Estilos de Parágrafos e de Listas

Iremos trabalhar com estilos de Parágrafos para formatações que serão reutilizadas em parte dos elementos do texto, os estilos de lista nos ajudarão à formatar um Sumário com qualidade visual.

Ao estarmos produzindo um TCC ou Monografia, sabemos que o texto terá para cada capítulo um título, nos subcapítulos teremos os subtítulos, e o corpo do texto para cada um desses Itens. Os textos devem ser digitados ou datilografados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Recomenda-se a fonte tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa. Todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 entre as linhas.

Clique no item “Estilos” da barra lateral, no menu superior dos estilos e formatação da barra lateral clique em “Estilos de Parágrafos”, será exibida uma lista de estilos, procure por “Corpo do Texto” e clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo e escolha a opção “Novo”. Será exibida a seguinte tela, com as informações da aba “Organizador”:

 

 

Defina um nome para o estilo do corpo do texto de nosso documento, como sugestão colocamos “Corpo_Texto_TCC”, defina o mesmo nome para o item próximo estilo, clique na aba “Recuo e espaçamento” e defina o valor de 1,25 cm para o recuo de primeira linha, Espaçamento e demais recuos deixe com o valor 0,00 cm. No espaçamento de linha defina o valor de 1,5 linha.

 

 

Na aba “Alinhamento” defina os seguintes valores: Opções de alinhamento será “justificado”, Última Linha o valor é “À Esquerda”.

 

 

Na aba “Fluxo de Texto” habilite o item “Automática” na para hifenização.

 

 

E, por fim, na Aba “Fonte” iremos definir as configurações de Tipo/Família da Fonte o Tamanho e estilo da fonte que podem ser Negrito, Itálico, Regular, entre outros.

Como estamos utilizando o Writer, que é um software livre, possivelmente não teremos as fontes proprietárias Arial e Times New Woman, então utilizaremos as fontes similares não proprietárias, Liberation Sans para Arial e Liberation Serif para Times New Woman. O Estilo será regular e o tamanho 12pt. Logo após tais configurações clique em “Aplicar” e depois em “OK”.

 

 

Sabemos que citações diretas com mais de Três linhas possuem uma formatação diferente previsto em norma, então vamos criar um estilo específico para citações. As citações de mais de três linhas devem ser digitadas em espaço simples entre linhas e sem o uso de aspas, recomenda-se tamanho 10pt e devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda.

Os passos para a criação deste estilo são praticamente os mesmos anteriores, com as seguintes diferenças:

Na aba “Organizador” colocamos o nome “Citação_3linhas_TCC”, como próximo estilo colocamos “Corpo_Texto_TCC”. Na aba “Recuos e espaçamento” definimos o Recuo Antes do Texto em 4,00 cm, Espaçamento Acima do parágrafo de 0,70 e Embaixo do parágrafo em 1,00 cm. O espaçamento de Linha é Simples. As informações nas Abas “Alinhamento” e “Fluxo do texto” será igual ao exemplo do estilo criado anteriormente. Na Aba Fonte será colocado o tamanho como 10pt.